Juíza Bruna Tafarelo lança obra inédita sobre violência institucional de gênero em MS
A juíza de Direito Bruna Tafarelo, titular da 2ª Vara Cível e Criminal e juíza eleitoral da Comarca de Chapadão do Sul, lança amanhã, às 18h, no Espaço Gourmet da Amamsul (Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul), o livro “Violência institucional de gênero: como a discriminação por estereótipos afeta os discursos judiciais em crimes de estupro”.
A obra é fruto de sua pesquisa de mestrado em Direito e Poder Judiciário pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) e traz uma análise crítica da atuação do sistema de justiça brasileiro em casos de violência sexual.
Baseada na teoria feminista do Direito, a autora demonstra como estereótipos de gênero ainda permeiam decisões judiciais em crimes de estupro, configurando formas de violência institucional contra mulheres. O estudo aponta que, mesmo após alterações legislativas de 2009 voltadas à proteção das vítimas, práticas discriminatórias continuam presentes, dificultando o acesso pleno das mulheres à justiça.
Além de magistrada, Bruna Tafarelo é especialista em Direito Tributário e Direito Processual Civil, bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Maringá e integrante do Grupo de Pesquisa “Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Direitos Humanos e Acesso à Justiça” (GEPDI 11/ENFAM).
O lançamento reunirá colegas magistrados, pesquisadores e convidados, em um momento de debate sobre justiça, igualdade e a urgência de superar estereótipos no sistema jurídico brasileiro.
Mais informações: 67 99205 6027